Modulo II

Neste modulo você terá oportunidade de aprender:

– CALIBRAÇÃO

– Tabela de avaliação dos relógios

– A cadeia contínua de comparações de padrões com o padrão de referência

– O que é incerteza?

– Exemplo de incerteza de medição

– Cálculos de Incerteza de Medição

– a) Cálculo do desvio padrão (S)

– b) Cálculo da Incerteza tipo A (Ua)

– c) Cálculo da Incerteza em função da resolução

– d) Cálculo da Incerteza combinada (Uc)

– e) Cálculo da incerteza expandida (U95)

– Avaliação gráfica – Curva de Gauss – AVALIAÇÃO DO TIPO A

– Avaliação da incerteza do TIPO B

– Identificação do tipo de distribuição de probabilidade envolvida

– Número de graus de liberdade (Número de amostra)

– Incerteza Expandida

– Grau de liberdade

12 respostas em “Modulo II”

Bom dia, favor explicar. Em algum laudos observa-se que as características metrológicas do equipamento em relação a amplitude da faixa calibrada encontra-se com a seguinte informação: Erro fiducial (55%) – Repetibilidade (0,12%) e Histerese (0,26%). poderia, explicar esse dados que são utilizado nos laudo de calibração. – (Valores acima são ilustratativo>

Agradedecido

Marcelo Hirooka

Os valores expressos pelo laboratório nos certificados nunca são ilustrativos foi proveniente de alguma origem:

– Erro fiducial: A partir da relação do maior de medição do instrumento pela amplitude de medição.

– Repetibilidade: É uma variação dos valores repetidos varias vezes sob a mesma condição, ou seja, medição feita e repetida pela mesma pessoa.

– Histerese:Retardo ou demora na resposta de um sistema, normalmente pode ocorrer um acréscimo ou decréscimo no valor expedido.

Boa tarde!

A faixa de erro pode ser definida conforme a especificação do equipamento e tolerância da especificação do processo. Exemplo: Se a tolerância do processo for de ± 0,2 e você optar por definir 1/3 da sua tolerância, seria 0,4 /3 = 0,133, De empresa para empresa, varia a sistemática de definição, 1/3 ; 1,4 ou 1/10, pois a precisão, a especificação e a variação do processo deve ser levada em conta.

como podemos definir uma faixa de erro aceitável ou critério de aceitação para aprovar um equipamento? Caso o equipamento seja calibrado somente durante a compra, e a verificação e calibração interna dele seja feita periodicamente pelo setor, há necessidade de fazer calibração externa?

A definição do critério de aceitação ela é valida em qualquer situação, seja na compra do equipamento, durante e após o período de calibração, a calibração interna ou externa quem define a sua necessidade são os responsáveis pelo processo e controle dos equipamentos, porém deve ser feito uma avaliação detalhada antes de definir a sua necessidade, mas em qualquer situação deve haver uma sistemática definida em procedimento documentado para controle e monitoramento dos mesmos.

Importante ressaltar a importância na garantia da rastreabilidade e o atendimento aos requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017. É comum que a “calibração” do fabricante seja uma mera verificação e não siga o minimo que é requisito 7.8.2 estabelecido na 17025 além de não garantir a rastreabilidade ao Sistema Internacional. Desde que essas exigencias sejam garantidas, a sistematica poderá ser definida, documentada e monitorada pelos responsáveis do processo.

A rastreabilidade é o caminho percorrido por um equipamento, produto ou serviço dentro de uma cadeia produtiva, ou seja, envolvem todas as fases de um processo produtivo, a norma fornece uma base técnica para a empresa estabelecer dentro de sua cadeia produtiva a melhor forma de garantir a rastreabilidade do seu equipamento, produto ou serviço dentro da cadeia produtiva, nesse ponto a sistemática de trabalho deve ser monitorada e documentada para que os objetivos sejam atendidos.
No caso do equipamento desde a sua aquisição do fabricante deve ser validado e aprovado de formas que este equipamento atenda as suas necessidades e a partir daí fazer o monitoramento do caminho percorrido desde a sua aquisição, uma tarefa importante a ser feita pela pessoa que gerencia o processo de calibração dentro de uma empresa, dessa forma recomenta-se a elaboração de instruções de trabalho e/ou procedimentos documentados que atendam os objetivos propostos pela organização.

Boa noite! As empresas brasileiras podem aceitar certificados de calibração internacional e utilizar o equipamento? já que não se trata de um padrão RBC ou rastreável

Assim como o Brasil possui um órgão que é reconhecido internacionalmente, se porventura o certificado do país de origem possuir um órgão que é reconhecido internacionalmente, o certificado pode ser aceito, vale lembrar que a norma ISO/IEC 17025 é universal, e especifica uma quantidade de itens que precisa ser atendida, e como todo processo, a validação e aprovação cabe a empresa que está recebendo o certificado e/ou dona do equipamento.

O conteúdo poderia ter mais a pratica é muito teórico fica muita informação. Poderia ter alguns aparelhos de medição e mostrar na teoria e pratica.

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